Ansiedade, quem é você?
Do que se trata a ansiedade? Tanta gente diz estar ansioso, inquieto, agitado, como se toda a humanidade estivesse realmente ansiosa. Na realidade, a ansiedade é uma emoção normal do ser humano, relacionada a situações do do dia a dia, como entrevista de emprego, provas de concursos, encontros amorosos, entre outros. No entanto, a ansiedade excessiva pode se tornar uma doença, ou melhor, um distúrbio de ansiedade, quando a emoção passa do ponto.

Neste caso, aquilo que causaria uma leve sensação de inquietação, pode se tornar algo bem sintomático e incapacitante. Pessoas que sofrem de distúrbios de ansiedade sentem uma preocupação e medo extremos em situações simples da rotina, onde o emocional está carregado no potencial máximo, causando desgastes físicos e mentais. Estes sintomas se acumulam e atrapalham as atividades cotidianas, podendo tornar a vida da pessoa acometida pela enfermidade, incapacitante.
A ansiedade é fruto da preocupação, que pode ser real ou imaginária. E preocupação nada mais é do que um aspecto do medo, um temor de que as coisas não saiam como nós gostaríamos. Todos esses componentes são necessários para a nossa evolução e sobrevivência; no entanto, o excesso deles pode nos adoecer.
A ansiedade é, basicamente, uma resposta do corpo vinda do sistema nervoso
Sintomas de Ansiedade.
Vamos relacionar alguns sintomas da ansiedade, os quais serão discutidos nos artigos seguintes, onde farão parte da série Combatendo a Ansiedade com a ajuda da EFT – Técnica de Libertação Emociona.
Sintomas psicológicos da ansiedade
Constante tensão ou nervosismo
Sensação de que algo ruim vai acontecer
Problemas de concentração
Medo constante
Descontrole sobre os pensamentos, principalmente dificuldade em esquecer o objeto de tensão
Preocupação exagerada em comparação com a realidade
Problemas para dormir
Irritabilidade
Agitação dos braços e pernas.
Sintomas físicos da ansiedade
Dor ou aperto no peito e aumento das batidas do coração
Respiração ofegante ou falta de ar
Aumento do suor
Tremores nas mãos ou outras partes do corpo
Sensação de fraqueza ou cansaço
Boca seca
Mãos e pés frios ou suados
Náusea
Tensão muscular
Dor de barriga ou diarreia.
Ataques de pânico
Os ataques de pânico são uma reação comum aos transtornos de ansiedade, principalmente na síndrome do pânico. Suas principais características são:
Sensação de nervosismo e pânico incontroláveis
Sensação de morte
Aumento da respiração
Aumento da frequência cardíaca
Tonturas e vertigens
Problemas gastrointestinais.
Se você tem algum desses sintomas, especialmente se acumula ao menos três deles, por um período mínimo de seis meses, acompanhe nossa série e ajude-se através do uso de técnicas simples, autoaplicáveis, eficientes, rápidas em seus resultados, que serão ensinadas ao longo deste projeto.